Bem-vindo ao Mural de Postagem de seu Currículo!
Se você estiver buscando vagas oferecidas por empresas, ou se você é empresário e está oferecendo emprego, clique aqui para ir ao Mural de Vagas para 3ª idade.

10 de janeiro de 2017

Treinamento funcional

Ervin Souza ( ervinsouza@gmail.com)

cidade: Rio de Janeiro
estado: RJ
idade: De 61 a 70 anos
sexo: masculino
celular_ddd: 21
celular_numero: 991042451
titulo: Treinamento funcional
texto: CURRICULUM VITAE

ERVIN BUNDAN DE SOUZA
Telefones (021) 2236-5048 / (21) 99 1042451 
Data nascimento 02/08/1948

Consultoria em desenvolvimento de métodos, tempos e treinamento de pessoal

Experiência de 41 anos em Engenharia de Métodos e racionalização de operações em indústria de confecção. Engenharia reversa de produtos e delineamento detalhado de operações, além de outros 11 anos em indústrias fumageira, de refrigeração e de armas.

Objetivo: Oferecer consultoria modular empresarial. Módulos ministrados separadamente conforme necessidade instantânea da empresa.

TWI objetivo;
Passo a passo das bases neurobiológicas de como executar uma operação de modo econômico, preciso e com qualidade. Fases da evolução da competência psicomotora. Treinamento explicitável e procedural (mimese). Follow up de desenvolvimento de treinandos. Formação de equipes replicadoras.
Administração do tamanho da equipe de colaboradores:
Método de Fibonacci-Dunbar-Hall para o tamanho ótimo de equipes produtivas. Predisposição motivacional dos diversos grupos de subordinados.
Designação de tarefas a subordinados:
Criar cronograma de treinamento por produto através da dificuldade de operação. Mensuração de cada uma para criação de tabela de dificuldade crescente. Classificação dos colaboradores quanto à habilitação multioperacional. Versatilidade proativa.



Análise de Métodos:
Análise aprofundada de métodos (micromovimentos). Etapas da depuração do método, implantação e follow up. Construção de blocos de micromovimentos (patterns) para montagem de operações com tempos predefinidos. Alguns problemas lúdicos para desenvolvimento de métodos.
Análise de tempos:
Cadência, celeridade e ritmo. Treinamento de avaliação de ritmo. Divisão elementar. Cronometragem e cronoanálise. Normalização de tempos padrão e tolerâncias aplicáveis. Análise instantânea de métodos e tempos (5 minutos por colaborador). Formulário de monitoramento e avaliação.
Padrões de qualidade operacional:
Definiçõe s explícitas de conceitos de qualidade. Viabilização econômica da qualidade do processo.
Produção celular:
Montagem e objetivos. Autogestão. Produtividade (metas) e qualidade.
Matemática Operacional para empresa:
Personalização da matemática em função da necessidade da empresa (conversões de unidades, cálculos horários, ordem de grandeza com posicionamento de vírgulas, noções de proporcionalidade e percentuais). Enriquecimento de escolaridade formal deficiente.
Comunicação empresarial:
Concisão, organização e completude. Densidade informacional. Ordenamento da informação para apresentação de problemas na fase decisória. Desenvolvimento de redação própria (redigir texto não é só transcrever pensamentos desordenadamente). Preparação de instruções e manuais.
Como raciocinar logicamente:
Análise de problemas. Brainstorming estruturado e pensamento lateral. Bom senso e estratificação de problemas. Aplicações do GUT. Maiêutica no desenvolvimento cognitivo. Capacitação do pensamento independente. Não apenas aplicar 'receita de bolo' e sim criá-la. Exaptação de processos/documentos empresariais.