Carlos Alberto Lopes Mesquita (victoriamesquita@ig.com.br)
cidade: VILA VELHA
estado: ES
idade: De 61 a 70 anos
sexo: masculino
fone_ddd: 27
fone_numero: 97679080
celular_ddd: 27
celular_numero: 97679080
titulo: Generalista/ Facilities
texto: CARLOS ALBERTO LOPES ME
SQUITA
Brasileiro, natural do Rio de Janeiro/RJ, casado e 02 filhos
Rua Belém, 270, Apto 301 - Itapoã
Vila Velha /ES - CEP: 29101-770
Telefone para Contato: (27)3299-1134/(27)9767-9080
E-mail: victoriamesquita@ig.com.br
Candidato ao Cargo: Gestor Operacional.
OBJETIVO
Desenvolver
e atuar na equipe no campo facilities/administrativo, internos e
externos, higienização e limpeza, pessoal, incêndio, controle de praga,
manutenção civil, controle de malotes internos e externos, controle e
gestão de contrato de terceiros ( Correios, DHL, FEDEX, TAM CARGO,
Refeitório, Lavanderia, Táxis, Jardinagem , Manutenção Civil e
vigilância ) Recepção , Controle de Frota( manutenção, quilometragem,
seguro, impostos e taxas) Controle de custos /Forecast além de controle
básico de RH/DP e Segurança e Medicina do trabalho (
LTCAT,PCMSO,PPRA),Documentação institucional ( Alvarás Sanitário e de
Funcionamento etc) .
FORMAÇÃO ACADÊMICA
GRADUAÇÃO:
UNISUAM e Faculdade de Humanidades Pedro II
Curso: Bacharelado e Licenciatura Plena em História
Concluído em dezembro de 1999
PÓS GRADUAÇÃO:
UNIG ( Universidade Iguaçu)
Curso: Docência Superior
Concluido em Dezembro de 2000
RESUMO DE QUALIFICAÇÕES
Profissional com sólida experiência em empresas multinacionais e
nacionais de grande porte, atuando em posição estratégica na área
Administrativa e facilities/ operacional ,Segurança Patrimonial e
Serviços Gerais no gerenciamento de todos os processos inerentes.
Gerenciar e planejar as atividades a serem desenvolvidas, atuando em
conjunto com os demais gestores, a fim de dimensionar adequadamente os
recursos disponíveis (matérias-primas, equipamentos e mão-de-obra),
procurando atender as demandas das áreas Operacional, Industrial,
Administrativa e Comercial, Contratos e Compras.
Assegurar o
cumprimento por parte dos colaboradores das normas e pro
cedimentos da empresa, gerenciando as atividades de sua área de
atuação, respondendo pela qualidade, prazos, confiabilidade e desempenho
dos serviços e informações geradas.
Participar de reuniões
semanais, junto ao pessoal da qualidade e Diretoria, a fim de
estabelecer planos estratégicos das diversas Unidades, bem como alinhar
diretrizes futuras, Budget / Forecast.
Gerenciar as atividades de
limpeza e conservação de toda a planta da Unidade, de forma a cumprir as
exigências legais e metas estabelecidas pela qualidade.
Responder
pela implantação e gerenciamento do programa de Gestão de Riscos que
englobam a formação de Brigada de Incêndio Segurança Saúde e Meio
Ambiente - SSMA, envolvendo o programa 5S.
Gerenciar as situações
de sinistros e anomalias na planta, acompanhando as investigações e
laudos periciais, de forma manter a direção sempre informada.
Gerir os contratos com prestadores de serviços, controlando
seus custos, prazos de validade e qualidade dos serviços prestados
além de caderno de especificações com visita a empresa prestadora.
Responder pela conservação dos imóveis da Unidade, de forma a mantê-los em perfeitas condições de uso.
Conhecer, aplicar e promover normas e condutas voltadas para a
segurança no trabalho e preservação ambiental, participando dos
programas promovidos pela empresa/área, contribuindo para a eliminação
de situações que possam representar riscos de acidentes no trabalho e
degradação do meio ambiente.
Apoiar a liderança imediata em
assuntos inerentes ao seu setor de atuação, apresentando e discutindo
problemas e irregularidades, a fim de subsidiar definição de
procedimentos e ações a serem adotadas.
Implantar melhorias de
acordo com as necessidades do setor, visando atender as expectativas da
empresa quanto aos índices de produtividade, redução dos custos e
maximização dos resultados;
Ga
rantir a elaboração do orçamento para atendimento ao planejamento
anual, mediante adequada previsão de gastos com material, mão de obra e
serviços, para validação da Diretoria, bem como coordenar a realização
de previsões orçamentárias de longo prazo;
Gerenciar todos os
processos inerentes ao setor de atuação, propondo e implantando
melhorias para a maximização dos resultados.
QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS
EMPRESA: Confiança Averiguações de Sinistro
Vitória/ES
CARGO: Averiguador de Sinistros Veicular( Autonomo)
PERÍODO: Agosto/2015 - atual
Averiguar e avaliar veículos sinistrados para seguradoras.
EMPRESA: Comitê Olimpico Brasileiro
Vila Velha
CARGO: Selecionador Voluntário ( Não remunerado-Voluntário)
PERÍODO: Junho/2015
Selecionar voluntários capixabas que irão atuar nas olimpiadas 2016 no Rio de Janeiro.
EMPRESA: ORAL BRASIL PLANOS ODONTOLÓGICOS
Vitória/ES
CARGO: Gestor de Operações
PERÍODO: Abril/2013 -Setembro de 2014 ( Solicitei Desligamento )
Gestionar
toda área operacional como: Higienização e limpeza ,( Consultorios e
parte administrativa) RH/DP (interagir com contador terceirizado em
controle de ponto e folha de pagamento), Viaturas, Compras, atendimento
ao cliente ( FALE CONOSCO), Recepção, Limpeza,manutenção predial,
contratos com plano de saúde, Refeição, implantação do PAT, pequenas
compras, contato e interagir com área jurídica ( terceirizada,
)Assessorar presidência em possíveis passivos trabalhistas além de
participar em defesa da empresa oriunda de petições jurídicas que
envolva a ANS e Procons Municipais além de atuar na contenção de
despesas por meio de Budget .Aplicações de medidas disciplinares,
avaliações desempenho além reconhecimento e valorização do homem no
posto.
EMPRESA: TANGARÁ FOODS (Indústria de Produtos Lácteos)
Vi
la Velha/ES
CARGO: Gerente de Serviços Gerais/Facilities e Segurança Patrimonial
PERÍODO: março de 2008 até junho de 2012
Responsável
pelo gerenciamento da Segurança Patrimonial e de Medicina e Segurança
do Trabalho (SESMT- 01 médico e três técnicos), Higienização e Limpeza
de toda indústria e controle de pragas, Recepção, Frota interna,
Refeitório, Manutenção Civil, Malotes, Estação de Tratamento de
Efluentes, Documentos institucionais, equipe com 01 Coordenador, 07
Líderes e 90 colaboradores.
Responsável pela administração dos
contratos com terceirizados (áreas verdes, restaurante e lavanderia e
contato com autoridades civis e militares), controle de despesas (
Budget/Forecast) ajustando-o conforme Forecast.
Gerenciar as
atividades de serviços gerais: medicina e segurança do trabalho e
patrimonial, bem como área de limpeza, manutenção civil, frota,
recepção, malotes, documentos institucionais, acompanhando e orientando
sua equipe, visando atender
às necessidades dos colaboradores e da empresa. Gerir os contratos com
prestadores de serviços inclusive eventos sociais e comerciais.
Gerenciamento
das atividades de limpeza da fábrica, escritórios, frigoríficos e área
externa, de forma a mantê-los em perfeitas condições de apresentação e
higienização e controle de praga.
Atuar nas demandas administrativas
do setor, auxiliando nos processos do Departamento de Pessoal e Recursos
Humanos, como: atestados, férias, banco de horas, atrasos, saída
antecipada e outros, visando os cumprimentos burocráticos internos
evitando-se passivo trabalhista;
Gerenciamento do recolhimento e
separação de resíduos gerados pela fábrica, visando adequação do local
para destinação dos mesmos, conforme as normas de meio ambiente e suas
condicionantes com implantação da ETA;
Gerenciamento das atividades
de controle de acesso de pessoas e veículos na Unidade, estabelecendo
normas e procedimentos, de forma a preservar os bens físicos e do
patrimônio;
Gerenciar as atividades de manutenção, limpeza e jardinagem de toda planta fabril;
Responder
pelas atividades de implantação e fiscalização de utilização de EPIs,
conforme legislação vigente, de forma a eliminar riscos, garantindo a
saúde e segurança do colaborador;
Gerenciar a organização da SIPAT
(Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) em conjunto com a
CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), ministrando
palestras relativos à segurança e higiene do trabalho, visando à
conscientização e educação dos colaboradores para a prevenção de
acidentes;
EMPRESA: CENTRAL DE MONITORAMENTO DE SEGURANÇA ELETRÔNICA
Vitória/ES
CARGO: Administrador
PERÍODO: março de 2007 até março de 2008
Administrar
toda estrutura administrativa, financeira e operacional( limpeza,
pequenos reparos etc.) de ME onde a legalizei para atuar pelo simples
nacional onde o efetivo ara composto de dois supervisores e 1
7 funcionários às 24 horas do dia 365 dias do ano e atuante no mercado
estadual com cerca de mil clientes.
EMPRESA: MICHELIN IND. E COM. LTDA.
Rio de Janeiro/RJ
CARGO: Supervisor de Facilities , Segurança Pessoal e Patrimonial /Incêndio ( Subordinado a Carlos Gosnh)
PERÍODO: agosto de 1980 a dezembro de 2004 .
Responsável
pela Sede Social Localizada no Rio de Janeiro e participação direta da
fundação da empresa no Brasil e sua expansão na América do Sul.
Controle dos gastos por meio de Budget e previsão de investimento do setor.
Controle
de Frota do departamento (Consumo, Manutenção, Locação e Rotas) e
participação na Locação de Veículos Padrão e Blindado em outros Estados e
Países do Mercosul e pela homologação dos testes para compra de
Veículos Blindados (Armor, Piquet Blindagens).
Responsável pela Analise de Riscos e pela Implantação de Célula de Crise, Plano de Escape e Cartografia de Áreas de Risco;
Respons
avel pelo controle de equipe de Higienização e limpeza terceirizada em atuação de eventos externos ( hotéis etc)
Responsável pela homologação para fretamento de jatos executivos da Líder táxi aéreo.
Responsável
por acompanhar Presidente Mundial a alguns Estados Brasileiros e Países
do Mercosul, principalmente áreas de grande risco: Colômbia, Argentina
e Chile.
Responsável por fazer contato com autoridades
aeroportuárias (PF, Aduana) para atendimento/recepção VIP de altos
executivos em visita ao País e ao Mercosul.
Responsável por Analisar
Locais de Residência de Funcionários Estrangeiros no Rio e responsável
por controlar e supervisionar o prestador de serviço de Transporte
Escolar de filhos de funcionários.
Responsável em contactar Autoridades Civis e Militares para adequação da Política de Boa Vizinhança com a Empresa.
Atuação
em minas de cobre e ouro na Argentina e no Chile quando acompanhando
Presidente Mundial da Empresa em visita a estes locais para
posterior fornecimento de pneus para grandes maquinas transportadoras
de minérios além de participar com estes a inaugurações de empresas como
a Peugeot em Porto Real e a Renault no Paraná.
Atuação e
acompanhamento de presidente mundial da empresa em visita ao palácio do
planalto em 2004 na informação ao Presidente Luiz Inácio para
investimento de US$ 250.000.000 na ampliação das usinas instaladas no
país;
Responsavel por homologação de espaços para eventos oficiais (
operário modelo,valorização do funcionário, festa de antiguidade,festas
de final de ano etc).
CURSOS REALIZADOS
Reunião Eficaz & Metodologia Geral de Ação ( Michelin);
Direção Defensiva e Evasiva( Escola Israelense);
Técnica de Entrevista com Subordinado( Michelin);
Prevenção e Combate a Incêndio( Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro);
Avaliação de Desempenho(Michelin);
Gestão do Tempo( Michelin);
Auditoria Interna( Michelin);
Estudo de Posto(Michelin);
Direito do Trabalho & Riscos de Passivos Trabalhistas( Fac. Estácio de Sá);
Desenvolv de Pessoas( Michelin);
Liderança Participativa( Michelin);
Revisão da Língua Portuguesa( Michelin);
Prev. Acid. Membros da Cipa( Senai);
Células de Crise( Michelin);
Planos de Escape em ambientes comerciais e industriais( Michelin);
Relações Humanas( Michelin);
Instrutor teórico e prático de direção veicular( Detran -ES);
Curso básico de defeitos em veículos diesel( Senai);
Controle de Praga( Ecolab).
Direção defensiva e Evasiva ( Policia Nacional da Colômbia);
Rotinas Trabalhistas ( LT consultoria);
Ciclo
de palestras e debates técnicos em Defesa do Consumidor ( Secretaria
Nacional do Consumidor) - Juliana Pereira e Lorena Tamanini
-SINDEC/Brasilia,
Arrais Amador- Cia de Portos ( Validade : 2023)
Motorista com CNH -D
IDIOMAS
Espanhol Básico: escrita, leitura e conversação.
INFORMÁTICA
Pacote Office: Nível Básico
/ Intermediário
Security Box/Criptografia, Controle de Ponto
Vila Velha/ES , Setembro de 2015.