Luiz Sergio dos Santos (lsergio_santos@hotmail.com)
cidade: São Paulo
estado: SP
idade: De 51 a 60 anos
sexo: masculino
fone_ddd: 11
fone_numero: 20977324
celular_ddd: 11
celular_numero: 964675642
titulo: Profissional de Marketing e Vendas
texto: LUIZ SERGIO DOS SANTOS
55
anos - brasileiro - natural de São Paulo/SP - casado - 2 filhas
Rua Renato Rinaldi, 794 - Vila Carrão - CEP 03426-000 - São Paulo/SP - Brasil
+55(11) 2097-7324 residencial e +55(11) 96467-5642 celular (TIM)
lsergio_santos@hotmail.com ou sergio.lcrm@gmail.com
OBJETIVO PROFISSIONAL:
Funções: Vendas - Análise de Inteligência de Mercado - Análise Comercial - Marketing
RESUMO
DAS QUALIFICAÇÕES: Forte experiência em abordagem, prospecção e
captação de clientes e parceiros de negócios. Experiência em
supervisão de equipes multidisciplinares. Vivência na elaboração de
relatórios complexos, envolvendo aspectos mercadológicos, comerciais,
financeiros e estratégicos. Experiência em backoffice e frontoffice de
vendas. Conhecimentos em pesquisa de mercado, marketing plan, produção
gráfica e técnicas de vendas. Vivência na elaboração de pipeline de
vendas, noções de CRM e fidelização. Ótima redação para elaboração de
comunicados, políticas, requisitos, normas e procedimentos.
Capacidade de avaliar alternativas de soluções viáveis para melhorias
constantes de processos. Forte capacidade de negociação e tomada de
decisões, além de demonstrar capacidade de abstração, organização,
síntese, raciocínio analítico, empatia, flexibilidade e relacionamento
interpessoal. Criativo, bom ouvinte, visão sistêmica e facilidade de
adaptação, comunicação, negociação e aprendizado. Usuário avançado de
tecnologia, pacote Office (Excel, Assess, Word, Powerpoint, Outlook),
com conhecimentos avançados na extração de dados de sistemas (ex: SAP,
JDEdwards, Versatile, etc). Nível intermediário de inglês e básico de
Espanhol Pós-graduado em Marketing pela ESPM
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing - Pós-graduação em
Marketing (1992 a 1993) ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing
- Graduação em Propaganda e Marketing (1
982 a 1986) Escola SENAI Theobaldo de Nigris - Técnico 2º grau em Artes
Gráficas (1974 a 1976)
HISTÓRICO PROFISSIONAL: AT Brasil Telecom -
13/08/2014 (atual - 3 meses) Consultor Comercial (ago/2014 - atual)
Atribuições: Iniciante no segmento de telefonia móvel empresarial, em
menos de uma semana de treinamento já estava atendendo clientes sem
assistência. Desenvolvi funil de vendas e estudos que norteiam a atuação
em campo e auxiliam na definição dos mercados com maior positivação de
vendas. Minhas funções são: Estudos de mercado, interpretando os
sinais e direcionando ações junto aos segmentos de maior potencial.
Abertura e confecção de propostas comerciais. Constituição de carteira
de novos clientes; Acompanhamento das negociações; Prospecções
externas; Realização de reuniões com o cliente para apresentação da
empresa e de seus produtos; Foco em clientes Pessoa Jurídica.
FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicos - 10/04/2012 a 31/03/2013 (12
meses)
Analista Pesquisador (abr/2012 - mar/2013)
Atribuições:
LUIZ SERGIO DOS SANTOS
Participação
em projeto da FIPE junto à Secretaria de Logística e Transportes do
Estado de São Paulo, que teve como objetivo o levantamento de dados para
a confecção do Plano Diretor de Logística e Transportes 2010-2030.
Durante um ano realizei as seguintes atividades:
Extração e análise
de dados sócio-econômicos de fontes como IBGE, MDIC, Lafis, entidades
de classe, etc, para alimentar a base de dados do projeto.
Negociação junto a altos executivos de grandes players do mercado,
apresentando o projeto e seus benefícios a essas empresas para obter
deles a colaboração no projeto, fornecendo informações logísticas de
suas empresas. Entendimento dos processos produtivos e de distribuição
para a montagem das matrizes de oferta-demanda e origem-destino de
produtos e insumos de cadeias produtivas com grande movimentação de
carga, tais como: cimento, carne refr
igerada, jornais, revistas, etc. Análise dos dados e confecção de
relatórios mensais, apontando o cenário atual e futuro dos modais de
transportes, bem como sugestões fornecidas pelas empresas e as
detectadas em nossos estudos.
Witte Comércio de Serviços Gráficos Ltda - 10/01/2011 a 31/08/2011 (08 meses)
Consultor de Soluções (jan/2011 a ago/2011)
Atribuições:
Fui
convidado a participar de um projeto que tinha como objetivo
incrementar em 40% as receitas anuais da empresa, fortalecendo sua
atuação em clientes Pessoa Jurídica. Foram oito meses de prospecção e
negociação com clientes de todos os portes, mas devido aos altos preços
praticados pela empresa, a positivação de vendas foi muito aquém do
esperado. A equipe, então foi dispensada e a empresa desistiu do
projeto. Destaco as seguintes atribuições: Estudos de mercado,
interpretando os sinais do mercado e direcionando ações junto aos
segmentos de maior potencial; Abertura e confecção de propos
tas comerciais; Constituição de carteira de novos clientes;
Acompanhamento das negociações; Prospecções externas; Realização de
reuniões com o cliente para apresentação da empresa e de seus produtos;
Foco em clientes Pessoa Jurídica.
Itautec S/A - Grupo Itautec - 06/12/1993 a 01/09/2009 (15 anos e 10 meses)
Analista Comercial (dez/1993 - set/2009)
Atribuições:
Ingressei
na empresa com a responsabilidade de dar continuidade à implantação da
política comercial voltada a canais indiretos de vendas. Na época, a
Itautec possuía aproximadamente 20 parceiros de negócios no país que
contribuíam com uma receita mensal em torno de R$ 2 milhões. Após a
definição da política e a liberação dos novos contratos, iniciamos a
divulgação que culminou no aumento da rede de 20 para 200 parceiros
comerciais no país e no incremento da receita para mais de R$ 30 milhões
por mês, em menos de 3 anos. Para atingir tais números, contribuí com
as seguintes atribuições:
Estudos de capilaridade de vendas para direcionar novas prospecções e captações de parcerias;
Preparação e distribuição de material de apoio para divulgação da
política comercial. Elaboração de campanhas de incentivo a vendas e
campanhas promocionais junto às unidades de produtos para incremento de
receitas. Planejamento, suporte e controle de budget de eventos e
campanhas cooperadas. Cálculo e pagamento de comissões, prêmios e bônus;
Desenvolvimento e manutenção de ferramentas de análise e controle da operação e extranets;
Administração e resolução de conflitos de canais. Negociação de ações
destinadas ao canal com a Direção da empresa. Treinamentos e palestras
pontuais. Apoio de campo, tanto na prospecção de novos parceiros, como
acompanhando-os em clientes. Backoffice da operação.
Definição de
KPIs e elaboração de relatórios de desempenho, incluindo: curva ABC (de
parceiros e produtos), Share de parceiros e produtos, Projeta
do X Realizado, cálculos de margens de contribuição, metas e
distribuição geográfica de parceiros e vendas. Gestão de contratos,
cálculos e pagamento de rescisões. Apoio à Assessoria Jurídica em
eventuais processos, periciando os valore valores reclamados.
LUIZ SERGIO DOS SANTOS
Editora Globo S/A - 01/12/1988 a 15/03/1993 (04 anos e 03 meses)
Cargo: Analista de Mercado Sênior (dez/1988 - mai/1989)
Cargo: Supervisor de Análise de Mercado (jun/1989 - mar/1993)
Atribuições:
Convidado
a fazer parte da equipe de implantação da matriz da Editora em São
Paulo, ingressei como Analista de Mercado Sênior, na divisão de revistas
em quadrinhos, e em menos de seis meses fui promovido ao cargo de
Supervisor da área, passando após seis meses para responsável pela linha
de revistas adultas, que representavam mais de 45% do faturamento da
editora na operação de vendas varejo. Liderança de equipes
qualificadas.Coleta, análise e revisão de dados, tais como: concorrên
cia; tendências do mercado; expectativas, necessidades e comportamentos
de consumo e fatores econômico-financeiros regulares, para projeção de
cenários diversos e formulação de diagnósticos de estratégia para apoiar
o desenvolvimento de novos formatos comerciais visando o crescimento
das vendas da empresa. Estabelecer políticas e procedimentos para
estudos de mercado e distribuição em nível nacional e estudos de
viabilidade de canais alternativos. Realizar estudos de precificação,
avaliando a elasticidade da demanda e projetando o impacto nas receitas
de vendas no varejo. Estabelecer metas de produção e indicadores de
desempenho. Monitorar participação da empresa e de seus produtos no
mercado, além do ROI de campanhas promocionais e de mídia. Participação
no planejamento comercial para novos lançamentos (Ex: Marie Claire),
propondo ações promocionais, tiragem inicial e preços. Report mensal
de desempenho do setor, confrontando Projetado X Real para buscar
melhorias
contínuas das análises e projeções.
OUTRAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS:
GRAVURART - abril a junho de 2014 - Consultoria de Gestão e Marketing
BRASIL BROKERS - julho a dezembro de 2013 - Corretor de Imóveis
AMERICAN EXPRESS - setembro a dezembro de 1993 - Promotor de PDV
TREELOG (EDITORA ABRIL) - abril de 1987 a agosto de 1988 - Analista de
Distribuição PREF. MUNIC. SÃO PAULO - maio de 1980 a março de 1987
GRÁFICA P. SARCINELLI - julho de 1979 a abril de 1980 - Orçamentista
Gráfico AUTOGRÁFICA IMP. E SERV. - setembro de 1978 a Dezembro de 1978
- Vendedor SRS EQUIP. GRÁFICOS - março de 1977 a fevereiro de 1978 -
Estagiário
CURSOS EXTRA-CURRICULARES: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE
SÃO PAULO - Contratos de Licitações EDITORA GLOBO - Curso de
Supervisão de Equipes ITAUTEC - Terceirização-Contratos CENTRO DE
TREINAMENTO ITAUTEC - Excel e Access (módulos básico e avançado)
1623; CATHO ONLINE - Gestão de Representantes Comerciais FGV ONLINE -
Gestão de Marketing
INFORMÁTICA: PACOTE OFFICE (Excel, Access, Powerpoint, Word, Outlook) - Avançado PHOTOSHOP, ASP, HTML, SAP - Intermediário
PRETENSÃO SALARIAL: - A partir de R$ 2.500,00 mensais