Bem-vindo ao Mural de Postagem de seu Currículo!
Se você estiver buscando vagas oferecidas por empresas, ou se você é empresário e está oferecendo emprego, clique aqui para ir ao Mural de Vagas para 3ª idade.

9 de dezembro de 2014

Gerente Financeiro --- Gilberto Alves Silva

Gilberto Alves Silva (gilbertoas@terra.com.br)

cidade: São Paulo
estado: SP
idade: De 51 a 60 anos
sexo: masculino
fone_ddd: 11
fone_numero: 2674-0383
celular_ddd: 11
celular_numero: 99500-6900
titulo: Gerente Financeiro
texto: OBJETIVO

Gerente Financeiro

CAPACITA ÇÃO PROFISSIONAL

Sólida experiência em administração financeira e operacional em empresas de diferentes portes, com o desenvolvimento de trabalhos de nível estratégico nas áreas de finanças, auditoria e administração.

SÍNTESE DAS QUALIFICAÇÕES

Vivência em gerenciar, controlar e acompanhar as atividades inerentes à área financeira, desenvolvendo controles sobre as variáveis que possam vir a interferir nos resultados, tomando decisões na sua condução com base nos dados e informações financeiras obtidas, objetivando conciliar o equilíbrio entre a liquidez e a rentabilidade, bem como os melhores caminhos para a condução financeira da empresa.

Expertise no desenvolvimento a acompanhamento do fluxo de caixa (previsto e realizado) e do planejamento financeiro, de forma a garantir a gestão dos recursos da empresa, com o gerenciamento, negociação e monitoramento das dívidas, dos recebíveis e do disponível, apoiando-se no tripé co mposto por bancos, fluxo de caixa e sistema gerencial.

Experiência na identificação e análise de problemas operacionais envolvendo tesouraria, contabilidade e tributária para a sua solução, abrangendo notadamente a estruturação e negociação de parcelamentos da Receita Federal do Brasil (tributário e previdenciário) e Caixa Econômica Federal (parcelamento do FGTS).

Habilidade para a condução de trabalhos de análise tributária, visando o estudo da melhor alternativa de opção para o regime tributário da empresa, nos sistemas lucro presumido, real ou simples nacional.

Vivência na conciliação, administração e classificação contábil das contas correntes e contas vinculadas bancárias, assegurando que os desembolsos e recebíveis existentes estejam em conformidade com a política estabelecida pela empresa.

Expertise na implantação de relatórios gerenciais de planejamento financeiro, e projeção de resultados com cenários diferentes, objetivando a reestruturação e implantação de procedimentos e rotinas para aperfeiçoar a eficiência dos processos internos e redução de custos.

Vivência na administração financeira dos estoques, conciliando as necessidades das áreas funcionais usuárias dos estoques, com a meta de diminuição dos investimentos de recursos do capital de giro próprio nesse item, sem comprometer os processos internos da empresa.

Habilidade na organização e no planejamento das atividades de controladoria, gerenciamento do orçamento, gestão de pessoas, negociações, interação com clientes (internos e externos), legislação societária e tributária, gestão fiscal, contábil e de custos.

Experiência na análise dos sistemas integrados de gestão das informações (ERP), em relação ao monitoramento dos recebíveis, fluxo dos estoques e das dívidas da empresa, através da projeção, implantação e controle dos processos internos. Conhecimento no gerenciam ento das atividades internas para a sua adequação aos diferentes subprojetos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

Relacionamento com instituições financeiras buscando a operacionalização junto às que ofereçam as propostas mais adequadas em termos de tarifas e serviços ofertados, como também em relação aos serviços informatizados disponibilizados pelas mesmas.



HISTÓRICO PROFISSIONAL

Empresa: SOLUTION CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA - Abril/2002 a atual
Atividade: Prestação de serviços de finanças, auditoria e administração
Atribuições: Sócio Diretor responsável pelo gerenciamento e elaboração dos contratos de prestação de serviços firmados junto a terceiros. Prestei serviços em empresa de capital fechado (análise dos livros fiscais e societários), em empresa de programação visual (reorganização da área financeira), em empresa de serviços de alimentação (implantação da área financeira), e uma empresa de comercial ização de peças automotivas. Atualmente estou estruturando a área financeira e fiscal de uma empresa comercial de lustres, iluminação e decoração.

Empresa: CLUBE FISCAL DO BRASIL - Março/2005 a Abril/2012
Atividade: Entidade de lazer, recreação e estruturação de eventos
Atribuições: Responsável pelo gerenciamento e acompanhamento do contas a receber e a pagar, manutenção do fluxo de caixa (orçado e real), planejamento financeiro, conciliação bancária e classificação contábil.
Responsável pela gestão estratégica abrangendo toda a rotina de negociação e monitoramento das dívidas, recebíveis e do disponível.

Empresa: RECKITT BENCKISER (BRASIL) LTDA - Setembro/2004 a Março/2005
Atividade: Fabricação de produtos de higiene e limpeza
Atribuições: Responsável pela coordenação e revisão de todas as contas contábeis com ajustes e conciliações. Participei na atualização, redesenho e automação do plano de contas da empresa, interagindo com a área de Tecnologia da Informação. Desenvolvimento de trabalhos nas áreas fiscal e de compras.

Empresa: SEBRAE - Setembro/2002 a Março/2003
Atividade: Prestação de serviços de consultoria a empresas e a empresários
Atribuições: Responsável pelo redesenho e automação dos processos de compras, fundos fixos, logística e comercialização de serviços. Elaboração de Manuais de Procedimentos para todas as áreas envolvidas.

Empresa: VOTORANTIM CELULOSE E PAPEL S/A - Outubro/1981 a Agosto/ 1996
Atividade: Fabricação de celulose e de papel (comuns, fiduciários, carbonados e de fac-símile)
Atribuições: Trabalhos de auditoria nas áreas financeira, administrativa e industrial em todas as empresas do grupo, objetivando verificar a adequacidade dos controles internos aprovados pela Administração, abrangendo, também, atividades operacionais de importação e de exportação de produtos.

Empresa: RIPASA CELULOSE E PAPEL S/A - F evereiro/1979 a Agosto/1981
Atividade: Fabricação de celulose e papel
Atribuições: Trabalhos de auditoria nas áreas financeira, administrativa e industrial da empresa, objetivando verificar a adequacidade dos controles internos.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Ciências Contábeis - Universidade São Judas Tadeu (cursei) - CRC ativo

INFORMÁTICA / CURSOS E ESPECIALIZAÇÕES

Administração Financeira: Avaliação do Desempenho Empresarial - (FGV e-Learning)
Experiência na utilização da internet a nível de atualização profissional e pesquisas corporativas.
Finanças Aplicadas a Empresas - (Catho e-Learning)
Gestão do Fluxo de Caixa - Grupo K.L.A Internacional - (Presencial)
Gerência Financeira - (Catho e-Learning)
Informática a nível de usuário, especialmente em editores de texto e planilhas eletrônicas em ambiente Windows, com destaque para Excel e Word e para pesquisas corporativas.

OUTRAS ATIVIDADES

Desenvolvo estudos de análise e de atualização na área de administração financeira, tais como: fluxos de caixa, margens de contribuição/lucratividade/rentabilidade, ponto de equilíbrio, precificação de produtos, sistema tributário nacional, inventário físico, como também estudos a respeito do SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, os quais transcrevo na forma de Manuais de Procedimentos e os distribuo on-line a usuários do meu site (Solution) e no LinkedIn.