Bem-vindo ao Mural de Postagem de seu Currículo!
Se você estiver buscando vagas oferecidas por empresas, ou se você é empresário e está oferecendo emprego, clique aqui para ir ao Mural de Vagas para 3ª idade.

21 de novembro de 2014

CONTROLADORIA -- LUIZ OTÁVIO GUIMARÃES SILVA

LUIZ OTÁVIO GUIMARÃES SILVA ( guimasilva27@yahoo.com.br)

cidade: BELO HORIZONTE - MG
estado: MG
idade: De 51 a 60 anos
sexo: masculino
fone_ddd: 31
fone_numero: 34621036
celular_ddd: 31
celular_numero: 91941000
titulo: Controladoria
texto: LUIZ OTÁVIO GUIMARÃES SILVABrasileiro, Casado (três filhos)

Av. Coronel José Benjamin, 864 CEP: 30720-430 Padre Eustáquio - Belo Horizonte/MG
Fones: (31) 3462-1036 / 9194-1000 E-mail: guimasilva27@yahoo.com.br

OBJETIVO: CONTROLADORIA

FORMAÇÃO ACADÊMICA

- Ciências Contábeis - PUC/MG - 1988
- Especialização em Administração Financeira - FDC/MG - 1996
- Pós-Graduação em Controladoria - Centro Univ. Newton Paiva/MG - 2002
- Pós-Graduação em Direito Tributário - CEAJUFE/MG - 2007/Incompleto


RESUMO DE QUALIFICAÇÕES

- Experiência em Controladoria: responsável pelo orçamento em moeda constante, incluindo financeiro e planejamento tributário, anual e revisões trimestrais; acompanhamento orçado x realizado; criação de grupos de melhoria contínua para atuação em indicadores; criação de KPI's de custos, produtividade, qualidade, segurança e ambientais; negociação do plano de metas dos setores com diretoria (conselho) e gerência do departamento; orientações ao departamento contábil das melhores práticas de alocação de custos e outras; análise dos investimentos e definição das prioridades de implantação com diretoria, gerências e acompanhamento. Orientação e estimular equipes a trabalharem na busca de metas. Apresentação de resultados em reuniões de acompanhamento semanal e mensal, possíveis causas de distorção e medidas corretivas.
- Experiência na contábil e setores afins: elaboração de manuais de procedimentos / rotina contábil, administrativa e financeira e formulários; supervisão, treinamento e recrutamento do pessoal das áreas de classificação, conciliação, fiscal e financeira; implantação sistema integrado e de sistemática de custos baseada em centros de responsabilidade; implantação do sistema de controle patrimonial e sua integração com o sistema contábil; participação na elaboração do orçamento an ual, plano trienal, qüinqüenal e acompanhamento; emissão de relatórios gerenciais utilizando os próprios sistemas e planilhas eletrônicas; emissão fluxo de caixa; auditoria interna e responsável pelo atendimento da auditoria externa.


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

11/2012 a 06/2014 - Techsummit Engenharia e Consultoria Ltda.
Empresa de médio porte no ramo de projetos, instalação e manutenção sistemas de ar condicionado (Média de 25 funcionários)
Gerente de Controladoria

- Responsável pela implantação dos controles internos, implantação de processos de compras, caixa fundo fixo, entre outros. Controle de contas a pagar, receber, estoques, bancos e fluxo de caixa. Responsável pelo depto. de pessoal. Relatórios gerenciais. Negociação com bancos. Instruir funcionários na condução do dia a dia com relação à documentação e controles internos.
- Responsável pela implantação do sistema G-TECH.


01/2010 a 09/2012 - CHB Equipamentos Ltda.
Empr esa de médio porte no ramo de venda e locação de equipamentos pesados (Média de 50 funcionários)
Gerente de Controladoria

- Responsável pela implantação dos controles internos, implantação de processos de compras, caixa fundo fixo, entre outros. Controle de contas a pagar, receber, estoques, bancos e fluxo de caixa. Responsável pelo depto. de pessoal. Relatórios gerenciais. Negociação com bancos. Instruir funcionários na condução do dia a dia com relação à documentação e controles internos.
- Responsável pela implantação do sistema ERP (DN4)

08/2008 a 10/2009 - Nortesul Representações Ltda.
Empresa de Médio Porte no setor de Comercio de Celulares e recargas eletrônicas (Média de 100 funcionários).
Gerente Financeiro

- Responsável pela implantação dos controles internos (em todas as unidades do grupo), monitoramento da documentação para envio a contabilidade, controle de contas a pagar, receber, estoques, bancos e fluxo de caixa. Relatórios g erenciais. Negociação com bancos. Instruir funcionários na condução do dia a dia com relação à documentação e controles internos. Atuar junto à contabilidade na obtenção de relatórios mensais para atendimento a fornecedores, bancos e outros.


11/2006 a 08/2008 - Madeirense Móveis do Brasil Ltda.
Empresa Nacional de Médio Porte no setor de Móveis de Escritório - Indústria (Média de 350 funcionários).
Controller / Coordenador de Custos

- Responsável pela implantação do departamento de Controladoria e Custos, com uma equipe e 5 colabores e interação com as áreas contábil, financeira, recursos humanos, produção e logística, pela análise dos investimentos, previsão orçamentária, fluxo de caixa, revisão do sistema de custos e acompanhamento orçado x realizado; treinamento de pessoal das áreas contábil, custos, financeira (inclui cursos de matemática financeira (HP12C) e contabilidade), almoxarifado, faturamento e controle patrimonial; integração dos setores produtivo, logística e administrativo e apresentação da nova cultura de gestão; implantação de grupos de melhoria contínua agregando diversos setores da empresa e implantação do sistema de custeio por absorção e custo padrão.

05/2005 a 05/2006 - Plastifica Industrial Ltda.
Empresa nacional de médio porte no setor de confecção de embalagens plásticas - Indústria (Média de 150 funcionários)

Contador

- Responsável pela contabilidade geral, fiscal e de custos; Informação aos órgãos públicos municipal, estadual e federal; Elaboração de relatórios gerenciais; Controle patrimonial; Elaboração de planilhas de conciliação de contas.

02/2000 a 09/2003 - V & M do Brasil
Empresa multinacional de grande porte no ramo siderúrgico com 3.800 funcionários diretos, na época.
Analista Econômico e Controlador de Gestão Pleno

-Negociação com fornecedores e prestadores de serviços; responsável por planejar, baseado na produção preestabelecida, os insu mos, pessoal, serviços de terceiros e outros, para se cumprir o planejado de produção, valorizar para compor o plano geral da empresa; comunicar às gerencias, para observações e sugestões, antes de apresentar a superintendência e após esta comunicação compor o plano da empresa; controlar, através de indicadores chaves, todo processo; rever o plano dependendo das distorções e/ou novas necessidades como redução/aumento do plano de produção e quais medidas tomar, refazendo todo processo; manter sob controle os custos da área e a melhoria continua dos processos, buscando a redução de custos e aumento da produtividade com qualidade e segurança.


10/1997 a 12/1998 - UNAMON - Consórcio de Montagem Nuclear
Consórcio de empresas nacionais de grande porte do segmento de construção pesada com 7.000 funcionários na época.
Administrador

- Responsável pela emissão de Ordens de Execução e cobrança das mesmas; Acompanhamento do andamento das obras para emissão das Or dens de Execução; Levantamento do ponto de equilíbrio dos custos com pessoal e o andamento das obras.

OUTRAS EXPERIÊNCIAS

- Coordenação do Programa 05 "S";
- Professor das cadeiras de Administração Financeira (PUC/MG) e Contabilidade Comercial, Rural, Avançada e de Custos (UNIPAC - Bom Despacho e Barbacena);
- Procurador da MAJOR DRILLING INTERNATIONAL INC.

CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO

- Análise Financeira Prática - IPADE/1980
- Técnica de Elaboração de Orçamento - IPADE/1981
- Correção Monetária Integral - KPMG/1990
- Controle da Qualidade Total P/Gerentes - Fundação Christiano Ottoni/1994
- Gerência da Motivação/1994
- ABC Custeio Baseado em Atividades - KPMG/1995
- Imposto de Renda - Arthur Andersen/1996
- Gerenciamento de Tempo - Graphos/2001
- MS Project - Graphos/2001
- Inglês Intermediário I - Acess/2000
- Inglês Intermediário II - Acess/2003
- Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) - Graphos/2002/3
- Curso Intensivo de ICMS - MG - COAD/2006
- MS Project - SENAC/2007
- ICMS Substituição Tributária - SINESCONTÁBIL/2009

INFORMÁTICA

- Windows, Word, Excel, Internet, visio e PowerPoint.
- RM / RADAR / SAP


IDIOMAS

- INGLÊS intermediário.